Entenda as diferenças entre Visita técnica, Acompanhamento, Administração e Execução de obra.


Para quem não sabia, existem todas essas opções para quem pretende executar uma obra, com um profissional.

1º OPÇÃO - VISITA TÉCNICA - Esse tipo de serviço possui suporte de cunho TÉCNICO, ou seja tem intuito de orientar, fiscalizar a leitura, e o total entendimento dos projetos em canteiro.

As visitas são realizadas em determinadas etapas da obra e tem a função de verificar se os serviços estão em conformidade com as normas e ao projeto. É orientativo aos detalhes e ao cumprimento do projeto.

CARACTERÍSTICAS:

- Visitas esporádicas (possui quantidade de visitas limitadas e avulsas) em determinadas etapas da obra de acordo com o estipulado em contrato. Que podem ser acrescentadas caso haja necessidade.

- O profissional não é o responsável técnico pela obra; não possuindo responsabilidade sobre a qualidade da execução; nem dos materiais utilizados em obra.

- Executa relatórios de observações gerais, que notifica o executar dos sinistros, inclusive os de descumprimentos quando ocorridos.

2º OPÇÃO - ACOMPANHAMENTO DE OBRA - Visa assegurar que a execução obedeça fielmente as definições e especificações técnicas. Tendo número de frequência de visitas muito superior a modalidade anterior.

CARACTERÍSTICAS:

- Pode ou não ser o responsável técnico. Caso seja, é o responsável por organizar toda a logística do canteiro (supervisionando as contratações, fazendo orçamentos). Caso não seja responsável, não é dirigente pelas contratações das equipes, nem compra e recebimento de materiais.

- Fiscaliza todos os serviços que envolvem a execução, que estejam sendo executados conforme as boas práticas construtivas, assim como uso de bons materiais, obedecendo normas, gerando relatórios de acompanhamento (sistematizando o histórico de acontecimentos durante todo o acompanhamento) relatando ao proprietário da obra ou responsável pelos descumprimentos/ erros de execução), podendo até retirar sua RT (responsabilidade técnica) caso suas solicitações de correção não forem atendidas .

3º OPÇÃO - ADMINISTRAÇÃO DE OBRA - É o responsável por vistoriar e acompanhar os trabalhos, contratar mão de obra, organizar toda a logística do canteiro, fazer levantamentos, quantitativos e cotações de preço, comprar materiais necessários. É também fiscal da qualidade dos serviços.

Planejamento + gerenciamento + acompanhamento = definem essa modalidade.

CARACTERÍSTICAS:

- Relatórios diários de obra, medições, acompanhamento financeiro, análise do planejamento, suporte administrativo, processo de sistematização da obra,

- Geralmente é o responsável técnico, mas não o responsável direto pela mão de obra e nem pelo fornecimento de materiais. É um intermediador das necessidades da obra.

- Mão de obra por empreitada, o administrador não é o responsável por débitos trabalhistas dos empregados

4º OPÇÃO - EXECUÇÃO DE OBRA - Contratação das equipes, prestadores de serviços, efetua compra de materiais e recebimento, elabora o planejamento da obra, cronograma de execução.

- Está sempre presente do canteiro (diariamente).

- 100% responsável por todos os serviços.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Resumindo, o que diferencia uma modalidade da outra é o grau de envolvimento com a obra e o preço que cada modalidade oferece do "mais barato ao mais caro".

# Gostou desse post? Compartilhe essas informações com seus amigos!! :D

#Arq.franncosta

#visitatecnica #acompanhamento #administração #execução #modalidadesdecanteiro #diferenças #modosdeexecução #obra

Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags

Arquiteta Francislaine Costa

CAU A137128-2

Campo grande ms  - brasil

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey YouTube Icon
  • Grey Pinterest Icon