• Arquiteta Francislaine C.

A importância do estudo de insolação no projeto da sua casa

Atualizado: Jan 16


Também conhecido como arquitetura bioclimática, fundamental para a climatização dos ambientes. Este é um aspecto simples e indispensável, pois negligenciar a influência do sol no projeto é basicamente pedir para que problemas futuros ocorram.


Trabalhar em harmonia com a luminescência solar influencia em diversas variáveis como conforto, sustentabilidade e até mesmo a duração de estruturas e móveis.

Então quando o assunto é fazer um projeto de qualidade, um bom profissional, faz um estudo completo de posicionamento do terreno, verificando: insolação, posição das árvores, prédios e outras edificações vizinhas, que podem contribuir com o sombreamento do terreno.

O projeto arquitetônico precisa estar adaptado para definir a disposição dos ambientes da casa, das aberturas, dos elementos de proteção solar (brises, marquises, etc…) da posição das placas solares.

COMO FUNCIONA O ESTUDO DA INSOLAÇÃO

Norte – Ambientes voltados para Norte recebem sol o dia todo e ficam sempre aquecidos. Placas solares, são fundamentais nesta posição, bem como as piscinas também para manter a água em temperatura agradável. Ambientes recomendados: Dormitórios, Salas, Living, Sala de jantar, Escritórios, Piscina.

Sul – Quase não recebe sol, ideal para ambientes secundários ou de permanência transitória. Para evitar umidade e mofo nestes espaços é importante que eles tenham grandes aberturas que permitam a entrada de vento e luz.

Ambientes recomendados: Cozinhas, Lavanderia, Banheiro, Despensa, Escadas, Garagem,

Leste – Recebe apenas o sol da manhã. Ideal em espaços onde é importante ter temperaturas agradáveis, a leste devem ficar os ambientes de permanência prolongada,

Ambientes recomendados: Dormitórios, Salas, Varandas,

Oeste – Recebe sol da tarde. Ambientes voltados para o Oeste, costumam ser mais quentes, já que o sol da tarde é mais intenso e deixa o imóvel com temperaturas mais altas à noite. É uma face que pede a intervenção de elementos arquitetônicos, como brises, platibandas ou extensos terraços. Devem ser posicionados ambientes com menor permanência.

Ambientes recomendados: Área de Serviço, banheiro, garagem, corredores, piscina.

E ai o que você achou desse post? ele te ajudou?

Se sim compartilhe com seus amigos, pode ajudar a eles também! :D

@arq.franncosta

#estudoinsolação #arquiteturabioclimática #leste #oeste #norte #sul #distribuiçãodosambientes #ambientesrecomendados

0 visualização

Arquiteta Francislaine Costa

CAU A137128-2

Campo grande ms  - brasil

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey YouTube Icon
  • Grey Pinterest Icon