• Arquiteta Francislaine C.

Riscos OCULTOS de não ter um profissional na obra

Atualizado: Jan 21


Sabe aquela velha história? Não quero gastar muito, preciso economizar, não preciso de (arquiteto/engenheiro) porque tenho o meu pedreiro de confiança, e vai me fazer um preço camarada!

Sem projeto + planejamento = Selecionamos 7 itens para você pensar duas vezes antes de dispensar o Engenheiro/Arquiteto pelo famoso e mais barato zé pedreiro

QUAIS RISCOS OCULTOS DE NÃO TER UM PROFISSIONAL EM MINHA OBRA?

1- Impermeabilização:

É importantíssimo impermeabilizar com produtos adequados, todas as partes da casa em contato com o solo ou com a água. Se ignorar essa etapa, depois de algum tempo irá ter que arrumar as infiltrações e mofo em sua casa inteira!! (quebrar, descascar e tratar R$$$).

2. Estrutura:

Estrutura é coisa séria e deve ser bem dimensionada e executada por bons profissionais. Se os pilares e vigas forem insuficientes e se sua fundação não estiver adequada a tipologia do terreno, sua casa pode até desabar. Também não é seguro sair quebrando paredes sem ter certeza se ela é um elemento que dá estrutura e suporte para a casa. Atenção: muitos prédios novos têm sido construídos em alvenaria estrutural, ou seja, é a própria parede que sustenta toda estrutura da casa. Se quebrar, sua casa desmorona junto!

3. Contrapiso e base da parede:

Tenho certeza que você não vai querer perder todo o revestimento que comprou!!

Seja qual for o acabamento de piso ou parede que você escolher, ele deve estar sobre uma base muito firme, se não vai soltar, trincar, e você gastará dinheiro em dobro. No chão, essa base se chama contrapiso e, na parede, a base é de emboço + reboco. Preste atenção na qualidade das bases, devem estar firme, coesa e áspera antes de instalar os revestimentos.

4. Hidráulica:

Vazamento é um dos piores e mais chatos problemas. Tenha em mãos o projeto de hidráulica que define o local que ficará cada cano com altura, diâmetros, material e, NÃO MESQUINHE material de qualidade, porque economizar aqui nessa etapa vai te dar uma dor de cabeça infinita.


FAÇA PROJETO ! SIGA O PROJETO! Compre e use conexões nas mudanças de direção. Mas, procure usar poucas conexões. Elas diminuem a pressão da água e podem criar pontos que acumulam água e ar e causar vazamento. É importantíssimo sempre testar todas instalações antes de instalar pisos e revestir as paredes.

5. Elétrica:

Atenção ao dimensionamento das instalações elétricas. Se forem mal dimensionadas e mal feitas, podem causar incêndios e choques graves. Garanta que a caixa de distribuição de energia tenha disjuntores específicos para tomadas de uso comum, para lâmpadas e, principalmente, para o chuveiro. Não aceite gambiarras, nem permita improvisos. Tenha um engenheiro eletricista!

6. Esgoto:

Não deixe que o instalador esqueça alguns componentes essenciais para a qualidade da instalação de esgoto. Exija caixas de inspeção, caixa de gordura, ralos sifonados e tubo de ventilação. Nas caixas de inspeção são ligados os canos de esgoto de toda a casa. Ela facilita a manutenção e evita quebra-quebra depois. Na cozinha, a caixa de gordura ligada ao esgoto da pia impede que os tubos fiquem entupidos com a gordura. Nos banheiros, os ralos sifonados impedem que os gases mal cheirosos entrem no ambiente e o tubo de ventilação manda estes gases para longe de sua casa!

7. Água de chuva:

É importante conduzir para o lugar certo e não misturar com o esgoto.

Atenção: água de chuva e esgoto devem ter caminhos separados. Direcione a água que escorre pelo telhado para as sarjetas para que ela vá para a galeria de água pluvial. O esgoto tem uma tubulação separada, que segue para a estação de tratamento de esgoto

Esses são alguns dos riscos ocultos que muitas pessoas ignoram, ou não possuem conhecimento o suficiente caindo no velho golpe.. do BARATO QUE VAI SAIR MAIS CARO. Entre outros retrabalhos, desperdícios de materiais, falta de planejamento, falta de competência técnica, entre muitos outros. Acompanhe outros artigos nossos que explicamos: Porque contratar um arquiteto, a importância do acompanhamento de obra entre outros artigos semelhantes relacionados a esse tema.


Tenha um profissional em sua obra, que você não precisará se preocupar com problemas no futuro.

E ai o que você achou desse post? ele te ajudou?

Se sim compartilhe com seus amigos, pode ajudar a eles também! :D

@arq.franncosta

#riscos #obras #problemasconstrutivos #mercadoinformal #faltadeprofissionais #gambiarras #pedreiro

19 visualizações

Arquiteta Francislaine Costa

CAU A137128-2

Campo grande ms  - brasil

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey YouTube Icon
  • Grey Pinterest Icon