• Arquiteta Francislaine C.

Porque é interessante fazer um estudo de viabilidade?

Atualizado: Jan 21


Primeiramente você sabe o que é um EVF (estudo de viabilidade financeira)?

Como o próprio nome diz, é um estudo para que você tenha uma IDEIA dos custos da execução da obra.

Todo cliente possui um "Limite" financeiro pré estipulado.

E com um projeto arquitetônico pré definido, é possível fazer um estudo de viabilidade, caracterizar as especificações técnicas do projeto, para que elas atendam aquele "limite de investimento financeiro".

Então o profissional que faz esse estudo, estuda e analisa a logística, planilhando sua estrutura separando em Itens que relaciona, quantitativos, preço dos materiais, preço da mão de obra, preços de administração, em todos os serviços preliminares, de mobilização da obra, de todas novas construções/ demolições em caso de reforma, analisando instalações elétricas-hidráulicas-etc, forros, pisos, revestimentos, portas e esquadrias, bancadas, pinturas, iluminação, instalação de louças, metais e equipamentos, acabamentos, limpeza etc.

O estudo só é possível ser realizado em uma etapa avançada do projeto arquitetônico, onde já foi definido os tipos de revestimentos, tipos de peças e acessórios etc. E essa estimativa é gerada encima do anteprojeto, que possibilita a tomada de decisões do cliente (de ter condições para seguir com aquele projeto, ou fazer alterações necessárias). Inclusive um estudo de viabilidade, facilita a definição do projeto executivo.

DO QUE É COMPOSTO UM ESTUDO DE VIABILIDADE?

De uma planilha de estimativa de custos. Queremos enfatizamos bem essa palavra ESTIMATIVA ! Sabe quando você quer ter uma (noção) de quanto vai custar? é exatamente do que se trata o EVF, ela te dará uma ideia do (mínimo) que será gasto. Quando se pretende ter um orçamento bem mais elaborado e preciso, é necessário que se espere a finalização do projeto arquitetônico para que seja possível quantificar cada (ítem) do seu projeto, porque ele terá que ser compatibilizado com projeto complementares pra apresentar o orçamento final da obra que no caso seria um "orçamento executivo".

Mas vamos lá, voltando no EVF, ele te disponibiliza uma planilha sintética com:

1- Resumo: de todas as etapas da obra, com todos serviços listados.

2- Discriminado em planilha com quantitativos de valor de mão de obra, valor de material, total parcial de cada etapa.

3- Total com as taxas de administração.

Resumindo, o estudo de viabilidade financeira é muito importante caso na etapa de projeto arquitetônico você sonhe muito alto e sua realidade financeira te traga de volta a realidade.

Existem duas opções ou você aguarda e acumula mais capital para sua futura construção corresponder todas suas expectativas, ou você juntamente com seu arquiteto aproveita para fazer as modificações necessárias para trazer o projeto para sua realidade financeira.

O EVF evita você sofrer aqueles "sustos" durante a obra. Você não vai querer no meio da obra descobrir que não terá dinheiro para termina-la não é mesmo? Obra boa é obra planejada.


Por isso, ao contratar um arquiteto e elaborar seu projeto, quando a fase do anteprojeto já estiver executada, você pode verificar com a construtora/engenheiro que irá executar sua obra para fazer esse de viabilidade financeira para você.

E ai o que você achou desse post? ele te ajudou?

Se sim compartilhe com seus amigos, pode ajudar a eles também! :D

@arq.franncosta

#estudodeviabilidadefinanceira #estudo #viabilidadefinanceira #planejamento #computando #finanças #analise #planilha #estimativa #preço #valor #evf #orçamento

18 visualizações

Arquiteta Francislaine Costa

CAU A137128-2

Campo grande ms  - brasil

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey YouTube Icon
  • Grey Pinterest Icon