• Arquiteta Francislaine C.

Construir ou comprar uma casa? O que custa mais barato?

Atualizado: Jan 21


Muitas pessoas se perguntam, o que custa mais barato?

Comprar uma casa pronta ou construir uma casa?

Descubra nesse artigo então as vantagens, desvantagens e como funciona o financiamento caso você precise fazer um.

CONSTRUIR UMA CASA

Vantagens: As vantagens de se construir uma casa vão muito além de fazer uma casa ideal e personalizada para suas necessidades e de toda sua família, você conta também, com a confiança e segurança da qualidade dos materiais empregados na obra, desde a estrutura ao acabamento. Casas que geralmente são vendidas, não se conhece a índole do construtor/vendedor, se ele estava realmente preocupado com garantias e qualidade. Algumas são superfaturadas, e estão impregnadas de materiais de péssima qualidade, que futuramente irão te resultar em inúmero prejuízos com problemas hidráulicos e elétricos entre outros. Por isso é de extrema importância saber o procedência dos materiais de construção na hora de construir sua casa, além de que, (fachada/distribuição/acabamento etc.) será conforme seus gostos e preferencias.

E as vantagens não param por aqui, construir sua própria casa, acaba saindo mais barato (por incrível que pareça) porque se um construtor tiver X de gastos, na hora da venda ele irá considerar o X de gasto mais o Y de lucro, consequentemente irá querer ganhar em cima daquilo que gastou, você certamente irá pagar o dobro do que ela realmente vale. E o mesmo servirá para você na hora que quiser vender sua casa.

Outra questão de se construir uma casa, é ao contratar um profissional qualificado (arquiteto ou engenheiro) você tem garantia de qualquer sinistro ou problema construtivo que possa acontecer durante 5 anos, garantia esta que resguardamos a você.

Desvantagens: Como demanda uma personalização, as desvantagens dessa modalidade é apenas o tempo de espera de projeto (planejamento) e execução que geralmente ultrapassam um ano.

Financiamento: Para quem não tem disponível todo o valor, uma boa opção é fazer um financiamento pelo banco. Uma simulação de um financiamento pela CAIXA, funciona da seguinte maneira:

Primeiramente, você precisa ter um terreno e ele precisa estar com toda a documentação regularizada.

Na primeira fase a CAIXA não faz a liberação do valor do financiamento por antecipação, por isso o custo do projeto não está envolvidos no financiamento.

- Você precisará fazer o projeto com um arquiteto e neste projeto deverá constar todos os projetos complementares com todo o planejamento da construção em etapas.

- Seu profissional irá submeter o projeto para aprovação na prefeitura e assim que for aprovado, você dará entrada na CAIXA.

- A CAIXA, solicitará toda documentação, do projeto (arquitetônico e executivo), do terreno (matrícula atualizada e algumas certidões da prefeitura e outros) e sua documentação (que inclui comprovante de renda, endereço e documentos pessoais).

- Toda essa documentação será analisada pela CAIXA e assim que autorizada, firmará contrato, e você estará autorizado para iniciar a construção.

Lembra que comentamos que seu arquiteto definiria várias etapas?

Sempre que cada uma daquelas etapas forem concluídas, a CAIXA enviará um fiscal para fazer a vistoria e atestar que a etapas foram concluídas, para então fazer a liberação do valor referente aquela etapa de construção, e dar prosseguimento a próxima.

E este ciclo se repetirá até o final da obra.

RESUMINDO O FINANCIAMENTO

>> Projeto - Você banca R$ com os seus próprios recursos.

>> Construção - No final de cada etapa a CAIXA paga o valor referente à ela ao executor.

>> Você só começará pagar o financiamento depois que a obra for concluída.

COMPRAR UMA CASA

Vantagens: Rapidez, não envolve aquela longa espera de projeto e execução de uma obra.

Desvantagens:

> Não ter a oportunidade de personalização e adequação as suas necessidades,

> Ter gastos as vezes com reformas,

> Surgir possíveis imprevistos construtivos, ou problemas com a infraestrutura,

> Custar um valor acima do que ela realmente vale.

Financiamento: Para quem pensa em financiar com banco, com base na sua proposta de compra, seu banco fará uma análise da sua capacidade de pagamento para garantir que você terá condições de arcar com o financiamento que deseja. (terá de apresentar documentos que comprovem as informações presentes na proposta, como extrato bancário, declaração de imposto de renda, carteira de trabalho, etc.) Somente depois do crédito pré-aprovado é que você terá certeza de que o dinheiro estará disponível para quando precisar e quanto poderá gastar com a sua compra.

Os juros são definidos no ato da contratação do financiamento, e podem ser fixos ou ter um índice de correção. Essas taxas e condições variam entre os bancos, assim como o percentual do valor que será financiado. Como em geral se tratam de valores altos, é preciso pesquisar, negociar e calcular certinho para não comprometer seu orçamento futuro.

É recomendado que se faça a amortização do seu financiamento, ou seja, que se realize um pagamento adiantado, no intuito de reduzir os juros ou saldo devedor.

O mercado imobiliário trabalha com basicamente dois sistemas de amortização:

1º SAC sistema de amortização,- Bom para quem quer quitar o imóvel rapidamente, no qual o valor da prestação será maior e, consequentemente, o saldo devedor diminui.

2º Tabela PRICE - Uma boa escolha para quem precisa reduzir as contas e dividendos com urgência, na qual a prestação será menor e o prazo é mantido.

3º FGTS. Quem tem carteira assinada pode, a cada dois anos, usar os recursos do FGTS para fazer a amortização do financiamento de imóveis, essa opção pode ser uma boa ideia, tendo em vista que esse dinheiro não gera muitos rendimentos. Porém, é importante lembrar que o saque do FGTS também é uma garantia a mais em caso de demissão, por isso é preciso refletir se vale a pena abrir mão dessa segurança em troca da redução de uma dívida.

A recomendação de muitos advogados especialistas é fazer uma poupança e usar o dinheiro para que as parcelas sejam menores, contemplando no máximo, 20% da sua renda mensal.

# Gostou desse post? Compartilhe essas informações com seus amigos!! :D

#Arq.franncosta


31 visualizações

Arquiteta Francislaine Costa

CAU A137128-2

Campo grande ms  - brasil

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey YouTube Icon
  • Grey Pinterest Icon