• Arquiteta Francislaine C.

Como escolher o terreno ideal?

Atualizado: Jan 21


Sabia que a escolha do terreno, é a principal escolha antes de construir sua casa?

A topografia, as dimensões e a localização dela irão influenciar MUITO no seu projeto, no custo da obra.

Pensando nisso, selecionamos alguns itens que você deve levar em consideração na hora de escolher a compra de um terreno.

LOCALIZAÇÃO

1- Segurança: um local com vizinhança tranquila e no padrão mais elevado.

2- Entorno: Prefira proximidade de comércio (farmácias, padaria, mercados), escolas, atendimento médico e linhas de ônibus, emfim infraestruturas urbanas, e se for próximo do seu local de trabalho melhor ainda, para minimizar custos de transporte e stress no transito.

TOPOGRAFIA

1- Verificar a qualidade do solo, Evitar terreno com encostas ou proximidade de águas, eles oferecem limitações à construção, além de impactar o meio ambiente.

2- Verificar se o bairro no qual pretende comprar seu terreno ou lote NÃO possua histórico de alagamento ou enchentes.

3- Contratar um topógrafo para verificar as dimensões do terreno ou lote e o posicionamento dentro do loteamento, porque nem todos terrenos possuem angulações retangulares, essas angulações prejudicam a sua construção. PS: O custo do levantamento topográfico é baixo em relação ao preço do terreno, e compensa os possíveis aborrecimentos.

4- Laudos de sondagem também são muito importantes para o estudo do subsolo. Nos permite definir, por exemplo, se existe algum tipo de impedimento natural como lençóis freáticos, qual tipo de fundação mais apropriada e os custos médios que isso pode implicar no seu projeto.

INCLINAÇÃO

Terrenos mais planos, são as melhores opções, pois não necessitam aterro ou terraplanagem, processos estes que custam muito caro (onerando a sua futura obra).

1- O ideal seria um terreno plano, porém, de 0,60 a 1,00 metro mais elevado que o nível da rua.

2- Os terrenos em declive (que descem em relação ao nível da rua), permitem trabalhar com diferentes níveis., mas tornam a obra mais onerosa, pois é necessário algum aterro e construção de muro de arrimo. Custo muito maior.

3- Os terrenos em aclive (que estão subindo em relação ao nível da rua) também permitem trabalhar com diferentes níveis. Mas também precisarão de cortes de aterro e construção de muro de arrimo. É aconselhado a compra deste tipo de terreno ou lote, apenas quando a aclividade é moderada.

INCIDÊNCIA SOLAR

1- Verificar se seu terreno tem bastante incidência solar!! Um terreno cercado de construções altas ou encostas por exemplo que não pegam muito a luz do sol, acabam sofrendo com problemas construtivos.

ASPECTOS LEGAIS DO TERRENO:

Aspectos jurídicos para aquisição de terreno. Limitações urbanísticas e adequação ao imóvel que se pretende construir são alguns dos aspectos a serem considerados durante a compra.

1- Localize o terreno na planta aprovada pela prefeitura, verificando a infra- estrutura urbana e os serviços existentes, como ruas abertas, demarcação de lotes, transporte, rede de água e energia elétrica, esgoto etc.

2- Avalie se o que existe atende às suas necessidades, expectativas e se melhorará sua qualidade de vida.

3- Redobre sua atenção antes de adquirir terrenos localizados em áreas de proteção de mananciais – áreas legalmente protegidas como represas, rios, nascentes, etc., que garantem a preservação dos recursos hídricos destinados, inclusive, ao fornecimento de água potável, que, além de apresentarem restrições de uso, também necessitam de aprovação de órgãos específicos.

4- Na prefeitura da região, verifique se o loteamento está devidamente aprovado e se o cronograma de obras foi ou está sendo cumprido.

5- Na Secretaria Municipal da Habitação, indague se a área não é de utilidade pública ou de interesse social, casos em que poderá ocorrer desapropriação.

6- Solicite, ainda, certidão negativa de débito de IPTU (Imposto Territorial Urbano), para evitar surpresas relativas a débitos pendentes do terreno.

7- Verifique no Cartório de Registro de Imóveis se o imóvel está matriculado e solicite uma certidão negativa de ônus e alienação, para comprovar que o imóvel está desembaraçado e quem é o verdadeiro proprietário.

8- Verifique também se há outras despesas ou obrigações a serem cumpridas, tais como taxa de conservação e manutenção, filiação à associação de moradores, padrão construtivo, etc.

9- Dentre as atividades de precaução deve-se conferir a documentação de posse do terreno e de seus proprietários, a existência de edificação, o local, se há pendência de impostos, bem como a presença ou não de inquilinos. Ações judiciais incidentes no terreno ou sobre seus vendedores também precisam ser previamente conhecidas.

10- Examine atentamente a proposta e, na dúvida, procure esclarecimentos. Evite acreditar em propostas verbais de vendedores, especialmente em relação a irregularidades em documentações.

E pra não ter todo esse trabalho # Contrate um arquiteto que gente te ajuda nisso tudo! :D

# Gostou desse post? Compartilhe essas informações com seus amigos!! :D

#Arq.franncosta

#topografia #dimnesões #localização #custodaobra #segurança #entorno #topógrafo #laudosdesondagem #terrenoideal #terrenoplano #terrenosdeclive #terrenosaclive #adequaçãoimóvel #aspectosjurídicos

46 visualizações

Arquiteta Francislaine Costa

CAU A137128-2

Campo grande ms  - brasil

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey YouTube Icon
  • Grey Pinterest Icon