• Arquiteta Francislaine C.

Você sabe o que um arquiteto pode fazer?


-- ESTE ARTIGO SE TRATA DE UMA CURIOSIDADE --

Assim como na medicina, um médico pode se especializar em cardiologia; endocrinologia; ginecologia etc.. Nós arquitetos também, temos uma ampla área de atuação no mercado. E nesse artigo falaremos das atividades e atribuições profissionais que podemos elaborar.

O CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo) criou uma Resolução Nº 21 em 05 de Abril de 2012 que facilita o entendimento das competências do arquiteto e urbanista perante a lei. E são elas:

- ARQUITETURA DAS EDIFICAÇÕES (Projeto arquitetônico; levantamento arquitetônico; Projeto arquitetônico de reforma; Projeto de edifício ou instalações efêmeras; projeto de monumento; projeto de adequação de acessibilidade; As Built)

- EXECUÇÃO (de obra; reforma de edificação; edifício ou instalação efêmera; monumentos; adequação de acessibilidade; sistemas construtivos e estruturais de madeira/concreto/estrutura pré-fabricada/ metálica/mistas/outros. Execução de adequação ergonômica; instalação elétrica; condicionamento acústico; sonorização; ventilação/exaustão/climatização; arquitetura de interiores; de reforma de interiores).

- ARQUITETURA DE INTERIORES (projeto e execução de arquitetura de interiores; de reforma de interiores; projeto e execução de mobiliário).

- CONFORTO AMBIENTAL (Projeto de adequação ergonômica; projeto de luminotécnica; projeto de condicionamento acústico; de sonorização; de ventilação exaustão e climatização; e projeto de certificação ambiental).

- SISTEMAS CONSTRUTIVOS E ESTRUTURAIS (projetos gerais de estrutura de madeira; concreto; estrutura pré-fabricada; metálica; mistas e outros)

- INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS (Projeto e execução de instalação prediais de hidrossanitárias; de água pluviais; de gás canalizado; gases medicinais; de prevenção e combate a incêndio; de proteção contra incêndios e catástrofes; de instalação elétrica de baixa tensão; de instalação telefônica e de TV; de comunicação visual para edificações; de cabeamento estruturado, automação e lógica em edifícios).

- ARQUITETURA PAISAGÍSTICA (projeto e execução de levantamento paisagístico; prospecção e inventário; arquitetura paisagística; recuperação paisagística; plano de manejo e conservação paisagística; execução de obra paisagística).

- RELATÓRIOS TÉCNICOS E URBANÍSTICOS (memorial descritivo; caderno de especificações e encargos; orçamento; cronograma; estudo de viabilidade econômico-financeira; avaliação pós ocupação).

- URBANISMO E DESENHO URBANO (levantamento cadastral; inventário urbano; projeto urbanístico; projeto e execução de obra, de parcelamento de solo mediante loteamento/desmembramento/ remembramento; projeto e execução de regularização fundiária; sistema viário e acessibilidade; projeto e implantação especializado de tráfego e transito de veículos e sistema de estacionamento; projeto e execução de mobiliário urbano).

- PATRIMÔNIO ARQUITETÔNICO, URBANÍSTICO E PAISAGÍSTICO (projeto e execução de preservação de edificações de interesse histórico-cultural; registro da evolução do edifício; avaliação do estado de conservação; projeto de consolidação, estabilização, requalificação, conversão funcional, restauração e conservação preventiva; preservação de sítios histórico-culturais; levantamento físico/socioeconômico/cultural; registro da evolução urbana; inventário patrimonial; projeto urbanístico setorial; requalificação de espaços públicos; requalificação habitacional; reciclagem da infraestrutura; plano de preservação; gestão patrimonial; preservação de jardins e parques históricos; prospecção e inventário; registro da evolução do sítio; restauração paisagística; requalificação paisagística; plano de manejo e conservação).

- MEIO AMBIENTE E PLANEJAMENTO REGIONAL E URBANO (georreferenciamento e topografia – levantamento topográfico por imagem; fotointerpretação; levantamento planialtimétrico; análise de dados georreferenciais e topográficos, cadastro técnico multifinalitário; elaboração de sistemas de informações geográficas; zoneamento geoambiental; diagnostico ambiental; relatório ambiental simplificado; impacto de vizinhança; viabilidade ambiental; impacto do meio ambiente; impacto ambiental complementar; plano de monitoramento ambiental; plano de controle ambiental; relatório de controle ambiental; plano de recuperação de áreas degradadas; plano de gerenciamento de resíduos sólidos; Planejamento e desenvolvimento regional; levantamento e diagnóstico físico-territorial, socioeconômico e ambiental; desenvolvimento metropolitano; desenvolvimento integrado do turismo sustentável; desenvolvimento da região integrada; plano diretor de mobilidade e transporte. Planejamento urbano de levantamento ou inventário; planejamento setorial urbano; planejamento de intervenção local; plano diretor; plano de saneamento básico ambiental; plano diretor de drenagem pluvial/mobilidade e transporte/turismo sustentável; plano de habitação de interesse social; regularização fundiária; análise e aplicação dos instrumentos dos estatutos das cidades; plano ou traçado de cidade; plano de requalificação urbana.

- ATIVIDADES ESPECIAIS (assessoria; consultoria; assistência técnica; vistoria; perícia; avaliação; laudo técnico; parecer técnico; auditoria; arbitragem e mensuração.

- ENSINO E PESQUISA (graduação e pós-graduações; extensão; educação continuada; treinamento; técnico profissionalizante; pesquisa e inovação tecnológica; pesquisa aplicada a tecnologia, elementos e produtos da construção, pesquisa de resistência dos materiais; patologias da construção; produto para construção; ensaio de materiais; controle de qualidade de construção ou produto; engenharia e planos da gestão de segurança do trabalho; programa de gerenciamento de riscos; plano de emergência; plano de prevenção de catástrofes; plano de contingência; programa de condições e meio ambiente de trabalho na indústria da construção; programa de prevenção de riscos ambientais; programa de proteção respiratória e conservação auditiva; prevenção da exposição ocupacional ao benzeno; avaliação de riscos química/físicos/biológicos/ambientais e ergonômicos.

OUTRAS ATIVIDADES ( mapa de risco das condições e meio ambiente de trabalho; relatório para fins judiciais de vistoria/perícia/avaliação/laudo ; laudo de inspelão sobre atividades insalubres; laudo técnico de condições do trabalho; avaliação de atividades perigosas, medidas de proteção coletiva; instalações de segurança do trabalho; medidas e equipamentos de proteção coletiva/individual; medidas de proteção contra incêndios e catástrofes; condições de trabalho; sinalização de segurança; dispositivos de segurança; segurança em instalações elétricas; segurança para operação de elevadores e guindastes.

... E finalmente terminamos! Estas são as atribuições previstas na LEI nº12.378 de 2010. E dependendo do que o cliente esteja procurando, é interessante procurar um profissional arquiteto especialista naquela área.

# Gostou desse post? Compartilhe essa informação com seus amigos!! :D

#Arq.franncosta

#CAU #arquitetura #execução #interiores #confotoambiental #sistemaconstruitivo #sistemaestrutural #arquiteturapaisagistica #relatóriotecnico #relatóriourbano #urbanismo #desenhourbano #patrimônioarquitetônico #patrimôniohistórico #meioambiente #planejamentourbano #arquietoeurbanista

0 visualização

Arquiteta Francislaine Costa

CAU A137128-2

Campo grande ms  - brasil

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey YouTube Icon
  • Grey Pinterest Icon