• Arquiteta Francislaine C.

Quanto custa um projeto de Arquitetura?

Atualizado: Jan 21


Embora antigamente muitos arquitetos trabalhavam com seus orçamentos baseados em metro quadrado (m²), hoje em dia bons profissionais reconhecem que não é correto utilizarmos deste meio pois o grau de dificuldade de um projeto não está diretamente relacionado ao seu tamanho, e sim a sua complexidade de criação e execução. Então não podemos comparar um projeto a outro e padronizar deixando de lado tantas variáveis como o tempo de construção do projeto, o grau de dificuldades e exigências específicas de cada um, em um único processo generalizado. Por isso processo de orçamentação, tanto de projetos quanto de obras, se forma através de um minucioso PLANEJAMENTO INDIVIDUAL, onde é levado em conta a tipologia do projeto (desde o tipo de terreno, padrão construtivo, dimensões, necessidades dos clientes, etc). É um estudo único e exclusivo, no qual será obtida nosso orçamento.

Os orçamentos para projetos e obras são separados e cálculados de forma diferente.

O ORÇAMENTO DE PROJETO seu cálculos de custos é calculado baseado em horas trabalhadas em cima do projeto, em cada uma das etapas arquitetônicas de análise prévia, criação do programa de necessidades, estudo preliminar, ante projeto, projeto legal e projeto executivo.

ORÇAMENTO DE OBRAS:

Para quem deseja uma ESTIMATIVA existe tanto o CUB quanto o EFV que como já mencionamos "ESTIMA" os custos de uma obra. Porém é uma estimativa baseada em custos mínimos. (Ou seja, o investimento mínimo que você irá desembolsar).

[ CUB ] O Custo Unitário Básico pode variar de acordo com os custos de materiais e mão de obra de cada região região; ele é baseado no SINDUSCON de cada estado. Ele não considera os fatores globais da obra. CUB = área total construída x padrão de acabamento (R1/R2/R3) = estimativa.

[ EVF ] Estudo de Viabilidade Financeiro já é uma estimativa gerada em cima de um estudo preliminar ou anteprojeto de arquitetura. É uma boa estimativa para o cliente de quanto a obra irá onerar e pode permitir ao arquiteto fazer as alterações necessárias para se adaptar melhor à demanda do cliente ;

[ ORÇAMENTO EXECUTIVO ] é a opção mais precisa. Feito depois do projeto arquitetônico finalizado, e compatibilizado com projetos complementares. O orçamento executivo é o orçamento final da obra, baseado em cálculos, quantitativos, custos extras de serviço, tributo, custos variáveis, mão de obra profissional, utilizamos todo o tipo de requisitos que poderá ser levantando através de projetos, memorial descritivo, visita técnica e começamos a quantificar os serviços.

Por isso é fundamental ter um projeto executivo com o máximo de informações detalhadas, ter um projeto bem definidos, além de prevenir possíveis imprevistos, aumenta as chances de o valor estar o mais próximo possível da realidade, porém é importante ressaltarmos que essa estimativa nunca será exata, porque preços de mercado de obra são preços constantemente variáveis (Mão de obra - Fornecedor de Materiais).

--------------------------------------------------------------------------------------------------------

DICA IMPORTANTE >> Cuidados com alguns métodos de cobrança, feitos por profissionais mal intencionados. Desconfie de valores aparentemente muito baixos, ou pela metade do preço. Em nosso mercado existem algumas práticas anti-éticas, condenadas pelo nosso conselho de arquitetura e urbanismo CAU, de profissionais que recebem por RT (reserva técnica). Receber por RT significa que o seu arquiteto recebe comissões/propinas de 5% a 10% por indicação de venda. Então aparentemente cobram barato pelo projeto, para captar mais clientes, e nos valores globais de sua obra, acabam ganhando o dobro com sua execução. Pois a cada material comprado para sua cobra ele está ganhando uma comissão de venda por cada item comprado. E assim fica fácil cobrar barato um projeto, quando se vai ganhar muito mais com a execução.


E por nos diferenciar desse mercado e condenarmos esta prática, valorizamos cobrar um valor justo, extremamente ético e profissional para ambas as partes, por isso aconselhamos muita cautela e diligência para detectar esses tipos de profissionais, que oferecem projetos a preço muito baixos e se dispõe a gerenciar/executar sua obra.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------

# Gostou desse post? Compartilhe essa informação com seus amigos!! :D

#Arq.franncosta

#orçamento #quantocusta #valor #preço #orçamentodeprojeto #RT #orçamentodeobra #projetodearquitetura

97 visualizações

Arquiteta Francislaine Costa

CAU A137128-2

Campo grande ms  - brasil

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey YouTube Icon
  • Grey Pinterest Icon