• Arquiteta Francislaine C.

Quais são as etapas de um Projeto?

Atualizado: Jan 21


FORMULAÇÃO DO PROGRAMA DE NECESSIDADES: Também conhecido como briefing. É o nosso relatório de necessidades do cliente, analisamos tudo que precisamos saber sobre você e sua família, para elaborarmos a casa perfeita para vocês. Primeiramente fazemos o levantamento de todas as necessidades, expectativas do cliente. Como será a nova construção / reforma, quais ambientes, quantos, como será, qual estilo, que tipo de padrão. E etc. Fazemos o levantamento da área as medições e o levantamento do terreno (dimensões, solo, escritura, etc). Tudo é conversado e analisado para prepararmos o estudo preliminar.

1- ESTUDO PRELIMINAR: Durante o estudo preliminar, avaliamos questões de insolação; legislação municipal; regras de condomínio (caso seja em loteamento), e adaptamos todas essas diretrizes ao programa de necessidades da família, e elaboramos modelos de Plantas Baixas e sugestões de layout com propostas de fachadas já em realidade virtual para que o cliente tenha uma visualização real do projeto que será executado. Essa fase do projeto é execução de propostas, por isso é permitido alterações e modificações de projeto até a total satisfação e aprovação do cliente, pois para concluir essa etapa é preciso que o cliente APROVE o projeto, para então sim elaborar o real projeto arquitetônico que acontecerá nas fases seguintes.

------------------> A partir daqui não pode mais ocorrer alterações de projeto <------------------

2- ANTEPROJETO: Nesta etapa, as dimensões e características da obra são elaboradas com plantas de Situação, Planta Baixa Executiva e layout, cortes transversais e longitudinais, fachadas, plantas de cobertura, perspectivas de todos ângulos, vistas do projeto e especificações técnicas como quadro de área, quantitativos e etc, vários projetos construtivos como por exemplo plantas de alvenaria, portas e esquadrias, pontos elétricos, pontos hidráulicos, plantas de paginação, de marcenaria, marmoraria, planta de cobertura, e o que mais for importante e especial de cada projeto. Todos esses projetos são elaborado para servirem de base no projeto executivo (que irá para obra) e para o projeto legal (que é o projeto da prefeitura).

3- PROJETO LEGAL: É a elaboração dos documentos para aprovação perante a lei, destinada à representação das informações técnicas necessárias à análise e aprovação, pelas autoridades competentes, com base nas exigências legais (municipal, estadual, federal), e à obtenção do alvará e licenças e demais documentos indispensáveis para a construção/reforma.

4- COMPATIBILIZAÇÃO: Com o projeto arquitetônico finalizado e aprovado na prefeitura. O projeto arquitetônico é encaminhado para uma construtora responsável, onde engenheiros elaborarão projetos de fundação, estrutural, elétrico, hidráulico e etc. A compatibilização, é a junção do projeto arquitetônico com os projetos complementares (de engenharia), nessa compatibilização verificamos todas as perfeitas condições construtivas para, por fim as plenas condições à execução da obra.

Como os projetos de arquitetura e engenharia são feitos por profissionais especialistas diferentes, para não acontecer de ocorrer incompatibilização e qualquer interferência de um projeto sobre o outro. É feito uma análise minuciosa dos projetos antes da execução da obra. Essa etapa é importante para que sua obra seja extremamente planejada, reduzindo bastante erros e possíveis problemas que poderiam acontecer.

​5- PROJETO EXECUTIVO: Por fim, com todos os projetos prontos. É feita uma revisão no ante projeto detalhando, itens para a execução da obra. (por exemplo como será assentado um piso? qual materiais de acabamento serão utilizados? é especificado cada detalhe.

E o projeto executivo de arquitetura vai para o canteiro de obras juntamente com os projetos complementares.

Obs.: As etapas de um projeto, o jeito de trabalhar difere de um profissional para o outro, este artigo é exclusivamente do (NOSSO MÉTODO PARTICULAR DE PROJETO) @arq.franncosta

#etapasprojeto #etapas #analiseprevia #programadenecessidades #estudopreliminar #anteprojeto #projetolegal #projetoexecutivo #compatibilização #fiscalizar #administraçãodeobra #acompanhamento

52 visualizações

Arquiteta Francislaine Costa

CAU A137128-2

Campo grande ms  - brasil

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey YouTube Icon
  • Grey Pinterest Icon