• Arquiteta Francislaine C.

O que é um Projeto Arquitetônico?


Esse artigo é demonstrativo, apenas para mostrar mais ou menos o nível de aprofundamento e detalhamento que envolve um projeto arquitetônico. Existe uma norma de Representação de projetos de arquitetura a NBR-6492 que estabelece milhares de especificações e normas técnicas, como este artigo é apenas para instruir, colocamos exemplares fictícios para que possam compreender melhor mais ou menos o conteúdo das pranchas em um projeto.

Então nós teríamos:

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Prancha 01 - As plantas de situação e a planta de Localização.

Planta de Situação: Tem a função de situar o terreno dentro do quarteirão. Ela consta os nomes das ruas que compõe a quadra, o polígono do terreno, as medidas do terreno conforme escritura e o norte magnético.

Planta de Localização: Serve para localizar a construção dentro do lote (terreno). O polígono desse terreno consta suas dimensões e ângulos; cotas de afastamentos; dimensões da construção; Curvas de níveis; Rebaixo do meio-fio; elementos existentes como árvores, hidrantes, postes, caixas pluviais e outras construções. Marcação do meio-fio; alinhamento e recuos; ajardinamento e sistema viário; Nome das ruas; Pavimentação do passeio (piso tátil).

Exemplo de planta de situação e localização:

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Prancha 02 - Plantas

Planta Baixa Executiva: No geral são analisados: Planta layout; plantas construtivas; plantas de paginação de piso; plantas de forro; planta de iluminação; mapa de instalação; detalhes de áreas molhadas; detalhes construtivos; detalhes de esquadrias; bancadas, marcenaria; cortes; fachadas e elevações. Nela definem-se as posições dos ambientes, seus usos, suas dimensões; suas ligações. É um corte horizontal de cada pavimento da construção, contendo as divisões internas, aberturas internas e externas (portas, janelas e outros vãos); níveis dos pisos; nomenclatura e área dos ambiente; Representação diferenciada das pavimentações; cotas horizontais necessárias; medidas de aberturas; posição onde passam os cortes verticais; equipamentos fixos, sanitários e hidráulicos; legenda e definições para todos os itens construtivos.

Exemplo de Planta Baixa:

Planta Layout: Auxilia a definir área de circulação de acordo com a posição dos equipamentos e móveis. É também de extrema importância para o futuro projeto de instalações elétricas, pois o posicionamento de móveis já pré-definidos identifica locais que haverá tomadas, interruptores, equipamentos eletrônicos.

Exemplo de Planta Layout:

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Prancha 03 - Cortes

Cortes: É uma secção vertical do projeto, marcado na planta baixa. O corte contem as divisões internas da construção, as aberturas ou vistas que existirem como portas, janelas e outros vãos; os níveis dos pisos; cotas verticais; equipamentos fixos como balcões, mesas, pias, lavatórios, chuveiro, bacia sanitária; Outros elementos, projeções e detalhes necessários para execução o projeto; e principalmente a especificações de elementos construtivos.

Exemplo de Corte:

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Prancha 04 - Fachadas e Perspectivas.

Fachadas: É a vista externa da construção, semelhante ao corte. Vistas nomeadas de frontal, lateral esquerda/direita, fundos; Representam os materiais de acabamentos; as aberturas.

Exemplo de Fachadas:

Juntamente com as fachadas, podemos elaborar as perspectivas, que são imagens da maquete eletrônica, em três dimensões de como ficará sua casa externamente.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Prancha 05 - Cobertura

Planta de Cobertura: São mostrados detalhes da cobertura da construção como: sentido da queda d’água, encontro das águas que formam a cobertura, disposição de rufos, calhas, inclinação e tipo de telha utilizada e etc.

Exemplo de planta de cobertura:

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Prancha 06 - Outros

Planilha de Áreas: Conta com uma série de informações como metragem dos ambientes; quantidade de esquadrias e suas dimensões; enfim todos os dados quantitativos do projeto.

Memorial Descritivo: tem por objetivo definir os materiais a serem empregados na obra, assim como também orientar sobre o correto uso dos mesmos

Bom, tendo definido esses são os projetos BÁSICOS de arquitetura. Seguem essa tipologia, por de trás de cada uma destas representação há uma NBR's determinando como deve ser projetados estes desenhos. No geral as mais usadas são as de Representação de projetos de arquitetura; as normas do código de obras; os guias de calçada; e a NBR de Acessibilidade..

E finalizamos por aqui a parte dos projetos arquitetônicos que são solicitados e aprovados pela prefeitura.

------------------------------P-R-O-J-E-T-O-S--C-O-M-P-L-E-M-E-N-T-A-R-E-S-----------------------------

Existem outros projetos complementares que complementam o de arquitetura. Alguns são projetos avulsos elaborados por especialistas da área como (Paisagismo; Design de interiores; Luminotécnico; Automação); Outros são feitos por um engenheiro (projeto elétricos; projeto hidráulico; projeto estrutural, projeto de fundação). Etc.

São inúmeros os projetos complementares, dependem muito do tipo de obra que está executando.. Quando se trata de residencia, basicamente esses são os mais importantes!

# Gostou desse post? Compartilhe essa informação com seus amigos!! :D

#Arq.franncosta

#detalhamento #projetoarquitetônico #plantadesituação #plantadelocalização #plantasexecutiva #layout #cortes #fachadas #perspectivas #cobertura #memorial #projetoscomplementares #projetoeletrico #projetohidraulico #projetoestrutural #projetoluminotecnico #projetodesigndeinteriores

44 visualizações

Arquiteta Francislaine Costa

CAU A137128-2

Campo grande ms  - brasil

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey YouTube Icon
  • Grey Pinterest Icon