• Arquiteta Francislaine C.

Está querendo fazer uma reforma?

Atualizado: Jan 22


Se a sua intenção é reformar, saiba que uma das maneiras mais simples de evitar problemas durante uma obra é um planejamento e levantamento muito bem feito.

E para poder elaborar um projeto de reforma, realizamos nesse levantamento: - NORMAS DE CONSTRUÇÕES LOCAIS: Por questões de cidadania e ética profissional, devemos procurar a Prefeitura e qualquer outro órgão que seja competente para respeitar a legislação e resguardar de problemas jurídicos que possam envolver seu projeto. Toda reforma deve-se constar de um alvará de aprovação de reforma. - MEDIÇÕES LOCAIS: Com o intuito de reformar, otimizar o tempo e reduzir gastos desnecessários, uma maneira bastante racional é chegar a um projeto que preserve, o quanto possível, o existente. Uma boa estratégia é catalogar e mapear todos os pontos de medições, os chamados “as built”. Que é o serviço de arquitetura que envolve levantamento do que já está construído ou do que é existente. Esses elementos mapeados são: Alvenarias (medições e tipo de material); portas e esquadrias; pé direito; elementos estruturais (vigas e pilares); materiais de acabamentos; desníveis; escadas/ rampas; pontos de instalação (tomada, interruptores, pontos de ar-condicionado, pontos de água, pontos de iluminação, ponto de esgoto) etc. - PROJETOS ESTRUTURAIS E COMPLEMENTARES: Elétricos, hidro-sanitários, hidráulicos, automação (rede, ar condicionado), estrutural, e outros, nos permitem propor novas soluções para o espaço a ser reformado, minimizando o risco de nos depararmos com algum pilar ou algumas destas instalações durante as demolições, evitando retrabalho desnecessário. - LEVANTAMENTO FOTOGRÁFICO: primordial tanto processo de desenho gráfico do projeto, e também para a análise futura do antes/depois.

- LOGÍSTICA DE OBRA: Onde Identifica-se com antecedência os possíveis inoportunos durante o processo de obra, como exemplo acesso dos materiais; fornecedores mais próximo; logística de entrega e horários, a mão de obra disponível.

- REFORMA DE CASAS ANTIGAS: Este quesito é um pouco mais delicado, é preciso primeiramente verificar as condições construtivas da casa. Muitas das casas antigas não foram planejadas tendo quase toda sua estrutura improvisada, há casos que toda parte estrutural, hidráulica e elétrica precisa ser refeita. e sendo assim os custos da recuperação sai tão mais caro que inviabiliza a reforma. É preciso um engenheiro/arquiteto especialista em análise de estruturas para realizar esse laudo técnico. É totalmente possível reformar, porem esteja preparado para grandes investimentos.

E a partir desse gerenciamento de projeto é possível realizar um projeto de reforma com sucesso garantido.

#reforma #levantamento #laudosdesondagem #viabilidade #levantamentotopografico #projetoscomplementares #asbuilt #fotográfico #logisticadeobra #logistica #gerenciamento #gerenciamentodeprojeto #gerenciamentodeobra

30 visualizações

Arquiteta Francislaine Costa

CAU A137128-2

Campo grande ms  - brasil

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey YouTube Icon
  • Grey Pinterest Icon