• Arquiteta Francislaine C.

Dicas de Arquitetura Sustentável

Atualizado: Jan 21


Arquitetura sustentável não é somente minimizar o impacto ambiental, mas também trazer qualidade de vida para você e seu bolso.

Devido à preocupação ambiental, nos últimos anos houve uma onda de investimentos muito grande na descoberta de materiais e processos mais baratos e, ao mesmo tempo, sustentáveis. E separamos alguns itens para você conhecer um pouco mais de arquitetura sustentável.

MATERIAIS RECICLÁVEIS

O material reciclável nas obras é bastante interessante, pois ele:

- Retira do ambiente materiais que causariam poluição e, simultaneamente, impedem a exploração de mais recursos naturais para a construção; - É relativamente mais barato, pois os produtos reciclados ainda sofrem um certo preconceito no mercado consumidor. Então, para aumentar a sua competitividade, os fabricantes costumam abaixar os preços. - A matéria-prima sai bem mais em conta, e os materiais reciclados têm múltiplas origens, como pós-industriais (resíduos e subprodutos do ciclo industrial utilizados para a fabricação de tijolos ecológicos, telhas, esquadrarias etc).

OBS: Os materiais reciclados oferecem a mesma performance dos materiais tradicionais e não aumentam em nada os riscos construtivos.

REUTILIZAÇÃO DE ÁGUA PLUVIAL

Outra ótima opção de utilizar os meios do próprio meio ambiente em benefício da arquitetura, é um sistema que armazena a água da chuva para as atividades mais rotineiras, como regar o jardim, lavar os carros e as varandas. E, se construir um sistema mais avançado ainda, é possível utilizar para as descargas, (Afinal, cada descarga gasta, em média, 20 litros de água).

MAIS ESPAÇOS VERDES

Muitos municípios têm regras bastante rígidas de preservação ambiental, e exigem determinadas medidas construtivas como por exemplo a impermeabilização do solo.

Devido ao crescimento das cidades, aumento de calçadas e asfaltos, as enchentes têm se intensificado. Portanto, algumas prefeituras exigem que toda a construção mantenha áreas permeáveis para absorver a água da chuva.

Em campo grande MS o índice de permeabilidade tem de ser no mínimo 12,5% da área total do terreno.

ENERGIA SOLAR

Obter energia elétrica, através da Energia Solar Fotovoltaica, que é a energia obtida através da conversão direta da luz do sol em eletricidade (Efeito Fotovoltaico - geram energia elétrica através da radiação solar). Também pode ser utilizada para aquecimento de água.

TINTA TÉRMICA

Hoje existem várias empresas brasileiras que fabricam e comercializam tinta térmica. Trata-se de uma tinta reflexiva que pode refletir 99% dos raios solares, possuindo microesferas de cerâmica ou vidro ocas em sua composição prometem diminuir a temperatura interna da casa, e com ajuda de uma ventilação mínima são capazes de reduzir em 35% o consumo de energia elétrica (uso de ar condicionado etc.)

O revestimento térmico é indicado para coberturas de concreto, fibrocimento, coberturas metálicas, fibra, cerâmica (na cor branca apenas), mas também pode ser usado para revestir paredes internas e externas (várias cores). Tem uma durabilidade de até 20 anos. Alguns exemplos de fabricantes são: Thermoshield, tinta térmica, HM Refletech, tinta térmica autolimpante e a Nanothermic 1.

CONFORTO TÉRMICO

Com o isolamento térmico, sua residência não sofre tanto com as variações de temperatura do ambiente; assim, a necessidade de aquecedores e ar-condicionados diminui. E como eles são os maiores vilões das contas de luz, você ainda economiza bastante no futuro.

Há formas simples de melhorar o isolamento térmico de sua casa:

- Criando pergolados ou brises para proteger grandes aberturas...

- Aumentando beirais diminuindo a incidência direta nas portas e janelas...

- Investir em paisagismo, e espaços verdes com espelhos d’águas...

- Aproveitar melhor a ventilação natural... (usar e abusar de portas e janelas - para ter ventilação cruzada, um ambiente bem arejado)

- Escolher materiais que têm melhor capacidade térmica como as telhas de barro, ou as telhas ecológicas que refletem a luz solar e não transferem o calor para o interior da casa.

ILUMINAÇÃO NATURAL

O melhor jeito de economizar energia certamente é aproveitar a luz natural. A utilização correta de portas e janelas de grande abertura, voltadas para locais de grande luminosidade, mas com pouca incidência direta de luz é uma ótima estratégia para evitar gastos desnecessários com energia elétrica. Durante o dia, elas podem ficar abertas, ventilando e iluminando o ambiente doméstico.

ORIENTAÇÃO SOLAR NO PROJETO ARQUITETÔNICO

Quando uma pessoa leiga pensa em projetar, ela subestima a influência do sol no seu projeto, e Subestimar ou negligenciar a influência do sol no projeto é basicamente pedir para que problemas futuros ocorram. Trabalhar em harmonia com a luminescência solar influi em diversas variáveis como conforto, sustentabilidade e até a duração de estruturas e móveis.

De maneira geral, O hemisfério sul, a face norte é a que recebe a maior parte da insolação diária. A face leste recebe o sol da manhã, a oeste recebe o sol da tarde e a face sul é a qual incide menor quantidade de raios solares.

O ideal é os quartos posicionem-se na face (leste-norte-nordeste). Isso contribuirá tanto para que recebam o agradável sol da manhã, como evitará o superaquecimento à tarde. A oeste devem ser direcionados os cômodos de pequena e média permanência, tais como as áreas de serviço, depósitos. A orientação sul é a mais problemática ideal para garagem.

Por fim, listamos aqui algumas dicas de medidas sustentáveis quem além de economizar no seu bolso a longo prazo, também contribui para o meio ambiente.

# Gostou desse post? Compartilhe essas informações com seus amigos!! :D

#Arq.franncosta

#sustentabilidade #energiasolar #iluminaçãonatural #confortotérmico #meioambiente #águapluvial #tijoloecológico #materiaisrecicláveis #arquiteturasustentável

31 visualizações

Arquiteta Francislaine Costa

CAU A137128-2

Campo grande ms  - brasil

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey YouTube Icon
  • Grey Pinterest Icon